
​Marcos Consonni
Formado em medicina pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP em 1989, direcionou sua prática para a área de ginecologia e obstetrÃcia desde a graduação e residência médica. Atua em ultrassom e medicina fetal desde 1992, tendo realizado pós-graduação na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, além de estágios em importantes centros desta especialidade no exterior (Harris Birthright Research Centre for Fetal Medicine; Institut de Puericulture de Paris). No Hospital das ClÃnicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, criou e coordenou equipe multiprofissional em medicina fetal, voltada para o atendimento de casais e gestantes desde o diagnóstico no feto, passando pelo seguimento pré-natal, até o parto e a consulta de puerpério. Neste hospital universitário, atuou 20 anos como pesquisador e professor da graduação, residência médica e pós-graduação, atendendo também gestantes sem patologias e aquelas em diferentes situações de risco, tanto materno como fetal. Na gravidez do primeiro filho, despertou para a prática e ensino da humanização do parto, impulsionado pela busca de sua mulher por um modelo de nascimento sem intervenções. Com sua esposa psicóloga, mantém parceria na pesquisa e atendimento a gestantes, buscando aprofundar o conhecimento, a prática e a interligação entre as áreas de medicina fetal e humanização do nascimento.

TÃtulo de Especialista em Ginecologia e ObstetrÃcia, Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e ObstetrÃcia, FEBRASGO
Mestrado em Medicina (ObstetrÃcia) - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP
Doutorado em Ginecologia, ObstetrÃcia e Mastologia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP
Professor Assistente Doutor do Departamento de Ginecologia e ObstetrÃcia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP
TÃtulo de Habilitação em Ultrassonografia, FEBRASGO
TÃtulo de Habilitação em Ultrassonografia no Primeiro Trimestre, Fetal Medicine Foundation (FMF)
TÃtulo de Especialista em Medicina Fetal, FEBRASGO
Estágio no Service de Diagnostic Prénatal et de Médecine Foetale - Institut de Puericulture de Paris - França
Estágio no Harris Birthright Research Centre for Fetal Medicine - King´s College Hospital - Reino Unido

"A opção por trabalhar com a educação traz influência de minha famÃlia, especialmente pais e irmãos mais velhos, e da possibilidade de multiplicar o aprendizado. Depois de vinte anos entre alunos da universidade, descobri no convÃvio junto à queles que consegui tocar, o mesmo alento das conquistas na educação de meus pequenos filhos. É sempre bom sabê-los pelo mundo, praticando seu cuidar."
"Na formação em medicina fetal precisam ser construÃdos pensamentos e atitudes, os quais exigem mais que o aprendizado das técnicas de diagnóstico, pois necessitam tempo, compromisso e vocação. A ultrassonografia é a ferramenta chave, sem o seu aprendizado concreto e consciente, a primeira porta não se abrirá."

"Nem sempre existe um tratamento fetal, porém, a experiência em apoiar e preparar as famÃlias e equipes médicas no acolhimento de seus bebês, da forma como aprendemos nos anos de prática junto a profissionais de diversas áreas, traz a certeza de que é um trabalho mais que necessário e que precisa ser feito com todo o cuidado possÃvel, a começar pela informação do diagnóstico, passando por toda a gestação, culminando com o nascimento. São momentos cruciais no contato com uma nova realidade que precisa ser compreendida e recebida com afeto"
"A chance de fazer parte da história das gestantes, que me confiaram o cuidado a seus bebês num momento tão especial, traz a sensação de gratidão. Entre tantos significados, atendê-las é ocasião de dar em troca tudo o que foi vivenciado com outras famÃlias, num ciclo que se renova a cada experiência."